Como influenciadores e tiktokers estão turbinando mercado de imóveis de luxo
Segundo especialistas, clientes que têm buscado o segmento de alto padrão têm um perfil mais jovem e empreendedor; destaque para busca por apartamentos compactos de luxo, de 20m² a 40m² e que custam, em média, R$ 1,5 milhão. Apartamento de Franciny Ehlke tem 300m² e valor atual estimado em R$ 5 milhões. Divulgação/Weiss Arquitetura e Interiores Um público mais jovem — e que já se acostumou a ganhar muito dinheiro na internet — tem sido responsável por movimentar o mercado de imóveis de luxo no Brasil. Empresários de startups, influenciadores do mercado financeiro e até mesmo tiktokers são a última novidade entre quem procura apartamentos e casas de alto padrão. Dados recentes da Brain Inteligência Estratégica apontam que o lançamento de empreendimentos no segmento registrou um avanço de 39,2% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período do ano passado – e, segundo especialistas, é justamente o surgimento de um novo perfil de clientes que tem ajudado a movimentar o setor. A demanda por imóveis do segmento era tradicionalmente caracterizada por homens na casa dos 45 anos ou mais, com família formada, emprego fixo e de alto nível em grandes empresas. Agora, no entanto, esse quadro já começa a ganhar novos formatos. LEIA MAIS Mercado de imóveis de luxo cresce no Brasil e preços passam dos R$ 40 milhões; VEJA Segundo a diretora da Revenda Imóvel, Mariana Andrade, o público que passou a buscar esses empreendimentos de luxo com cada vez mais frequência são pessoas de 30 a 40 anos, a maioria solteira e atuante no mercado digital. “A pandemia fez os jovens ganharem mais notoriedade no mercado de trabalho, e a internet trouxe alcance e condições melhores para que esse público conseguisse ter uma renda maior. Vimos aumentar bastante nos últimos anos a demanda por parte desse pessoal mais jovem, que procura status e lugares feitos por arquitetos renomados”, afirma a executiva. Franciny Ehlke, por exemplo, é um dos nomes famosos da internet que compraram imóveis próprios nos últimos anos. A influenciadora digital tem mais de 15 milhões de seguidores no Instagram e também sua própria coleção de maquiagens. O trabalho na internet a fez alcançar uma cobertura de 300m² em Curitiba, que possui um valor de mercado estimado em R$ 5 milhões. A influenciadora reformou todo o apartamento antes de se mudar, uma obra que demorou dois anos para ficar pronta. Initial plugin text Mercado de imóveis de luxo cresce no país Pequenos apartamentos em alta Nem todos, porém, seguem o exemplo de Franciny. Segundo Mariana Andrade, da Revenda Imóvel, a principal demanda dos clientes mais jovens tem sido pelos chamados “compactos de luxo”: apartamentos menores, de 20m² a 40m², projetados para trazer mais facilidade e conforto. Apesar de o tamanho ser bem menor do que os apartamentos de luxo e alto padrão convencionais, esses imóveis também têm boa localização e possuem condomínios equipados com diversas instalações. A média de preço de empreendimentos como esse, segundo a executiva, é de R$ 1,5 milhão – algo entre R$ 37,5 mil e R$ 75 mil o metro quadrado, a depender da metragem. “Além do desejo de ficar mais próximo do trabalho para evitar o trânsito, esse público também busca por fácil acesso ao lazer, demandando lugares próximos de shoppings e baladas, por exemplo”, diz Andrade, acrescentando que em São Paulo, por exemplo, os bairros mais procurados são Vila Madalena, Vila Olímpia, Chácara Santo Antônio e Vila Nova Conceição. Nesse sentido, a demanda do público mais jovem também tem se refletido nas ofertas de novos lançamentos. De acordo com a corretora especialista em imóveis de luxo da Inmy Liz Oste, o segmento tem se esforçado em se adaptar, trazendo mais novidades e diferenciais. “Já temos lançamentos que vêm com carregamento de carro elétrico, placas solares e isolamento acústico e térmico nas fachadas, por exemplo”, afirma Oste, destacando que também há uma tendência cada vez maior em automação residencial. “Daqui para a frente, acredito que veremos uma demanda crescente nesse segmento. Vivemos um momento em que, para além do avanço do setor e da tecnologia, também vemos mais pessoas com rendas maiores e buscando moradias melhores. Com certeza é uma tendência”, completou a especialista.

Segundo especialistas, clientes que têm buscado o segmento de alto padrão têm um perfil mais jovem e empreendedor; destaque para busca por apartamentos compactos de luxo, de 20m² a 40m² e que custam, em média, R$ 1,5 milhão. Apartamento de Franciny Ehlke tem 300m² e valor atual estimado em R$ 5 milhões. Divulgação/Weiss Arquitetura e Interiores Um público mais jovem — e que já se acostumou a ganhar muito dinheiro na internet — tem sido responsável por movimentar o mercado de imóveis de luxo no Brasil. Empresários de startups, influenciadores do mercado financeiro e até mesmo tiktokers são a última novidade entre quem procura apartamentos e casas de alto padrão. Dados recentes da Brain Inteligência Estratégica apontam que o lançamento de empreendimentos no segmento registrou um avanço de 39,2% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período do ano passado – e, segundo especialistas, é justamente o surgimento de um novo perfil de clientes que tem ajudado a movimentar o setor. A demanda por imóveis do segmento era tradicionalmente caracterizada por homens na casa dos 45 anos ou mais, com família formada, emprego fixo e de alto nível em grandes empresas. Agora, no entanto, esse quadro já começa a ganhar novos formatos. LEIA MAIS Mercado de imóveis de luxo cresce no Brasil e preços passam dos R$ 40 milhões; VEJA Segundo a diretora da Revenda Imóvel, Mariana Andrade, o público que passou a buscar esses empreendimentos de luxo com cada vez mais frequência são pessoas de 30 a 40 anos, a maioria solteira e atuante no mercado digital. “A pandemia fez os jovens ganharem mais notoriedade no mercado de trabalho, e a internet trouxe alcance e condições melhores para que esse público conseguisse ter uma renda maior. Vimos aumentar bastante nos últimos anos a demanda por parte desse pessoal mais jovem, que procura status e lugares feitos por arquitetos renomados”, afirma a executiva. Franciny Ehlke, por exemplo, é um dos nomes famosos da internet que compraram imóveis próprios nos últimos anos. A influenciadora digital tem mais de 15 milhões de seguidores no Instagram e também sua própria coleção de maquiagens. O trabalho na internet a fez alcançar uma cobertura de 300m² em Curitiba, que possui um valor de mercado estimado em R$ 5 milhões. A influenciadora reformou todo o apartamento antes de se mudar, uma obra que demorou dois anos para ficar pronta. Initial plugin text Mercado de imóveis de luxo cresce no país Pequenos apartamentos em alta Nem todos, porém, seguem o exemplo de Franciny. Segundo Mariana Andrade, da Revenda Imóvel, a principal demanda dos clientes mais jovens tem sido pelos chamados “compactos de luxo”: apartamentos menores, de 20m² a 40m², projetados para trazer mais facilidade e conforto. Apesar de o tamanho ser bem menor do que os apartamentos de luxo e alto padrão convencionais, esses imóveis também têm boa localização e possuem condomínios equipados com diversas instalações. A média de preço de empreendimentos como esse, segundo a executiva, é de R$ 1,5 milhão – algo entre R$ 37,5 mil e R$ 75 mil o metro quadrado, a depender da metragem. “Além do desejo de ficar mais próximo do trabalho para evitar o trânsito, esse público também busca por fácil acesso ao lazer, demandando lugares próximos de shoppings e baladas, por exemplo”, diz Andrade, acrescentando que em São Paulo, por exemplo, os bairros mais procurados são Vila Madalena, Vila Olímpia, Chácara Santo Antônio e Vila Nova Conceição. Nesse sentido, a demanda do público mais jovem também tem se refletido nas ofertas de novos lançamentos. De acordo com a corretora especialista em imóveis de luxo da Inmy Liz Oste, o segmento tem se esforçado em se adaptar, trazendo mais novidades e diferenciais. “Já temos lançamentos que vêm com carregamento de carro elétrico, placas solares e isolamento acústico e térmico nas fachadas, por exemplo”, afirma Oste, destacando que também há uma tendência cada vez maior em automação residencial. “Daqui para a frente, acredito que veremos uma demanda crescente nesse segmento. Vivemos um momento em que, para além do avanço do setor e da tecnologia, também vemos mais pessoas com rendas maiores e buscando moradias melhores. Com certeza é uma tendência”, completou a especialista.


Paulo Afonso Tavares 





Comentários (0)
Comentários do Facebook